Saúde
Dia da Menopausa: impactos na pele e cuidados necessários
Durante este período, o corpo passa por diversas transformações, que podem afetar tanto o emocional quanto o físico. Entre os problemas mais comuns estão:
- Alterações na bexiga
- Secura vaginal
- Ondas de calor
- Diminuição do desejo sexual
- Mudanças na pele e no cabelo
A dermatologista Marcela Mattos explica que a causa desses problemas é a queda dos níveis de estrogênio. “Com a diminuição do estrogênio, o organismo feminino sofre com redução na produção de colágeno e elastina. Essa queda torna a pele mais fina, seca e com menor capacidade de retenção de água, o que agrava o surgimento de linhas finas e rugas. Além disso, a barreira de proteção da pele fica vulnerável, favorecendo o ressecamento e a irritação. No cabelo, essa redução hormonal afeta a densidade capilar, fazendo com que os fios fiquem mais finos e quebradiços, aumentando também a queda”.
Já em relação aos cabelos, os cuidados necessários são: hidratação regular, dieta balanceada e a redução do uso de produtos químicos. "Também é essencial evitar banhos muito quentes, que ressecam ainda mais a pele e investir em hidratantes para o corpo. Produtos naturais são ótimos aliados nesse momento, mas o mais importante é ter um acompanhamento dermatológico personalizado”, destaca Marcela.
Fonte: Estado de Minas / Saúde e Bem Viver
Leia também:
- Burnout ou menopausa? Como identificar e lidar com os sintomas no trabalho
- Retiros para menopausa: uma nova tendência de bem-estar se aproxima
- Segundo pesquisa, 82% das mulheres na menopausa relatam depressão
- Menopausa X Saúde Mental: 4 estratégias para lidar com a ansiedade
- A Menopausa é o fim? Ou o início?