Saúde

Segundo pesquisa, 82% das mulheres na menopausa relatam depressão

Levantamento mostrou que, além das alterações hormonais, essa fase tem um impacto direto na saúde mental
Fase marcada por alterações significativas na vida de uma mulher, a menopausa chega acompanhada de ondas de calor, insônia e, para 82% das mulheres, de depressão e ansiedade, de acordo com um levantamento realizado pela plataforma Plenapausa. 

Entre agosto de 2021 e junho de 2024, o site disponibilizou o “Teste da Menopausa”, que colheu respostas de mais de 17 mil mulheres de todo o Brasil. 

Com uma média de idade de 47 anos, as entrevistadas relataram sofrer de depressão e/ou ansiedade, identificados logo após a menopausa. Mais do que as alterações hormonais, a pesquisa mostrou que esta fase da vida das mulheres também possui um grande impacto na saúde mental.

“A menopausa envolve mudanças hormonais intensas que afetam não só o corpo, mas também o cérebro. A falta de conhecimento e suporte agrava o sofrimento psicológico”, afirma Márcia Cunha, CEO e co-fundadora da Plenapausa — primeira femtech do Brasil com foco na saúde da mulher a partir da menopausa. 

“É preciso quebrar o silêncio em torno da menopausa e mostrar que buscar apoio psicológico é um passo essencial para cuidar da saúde mental”, ressalta, reforçando a importância de campanhas como a do Setembro Amarelo, que abrem espaço para o diálogo de temas como esse.

Fonte: Aline Oliveira, CNN 

Leia também:
Menopausa X Saúde Mental: 4 estratégias para lidar com a ansiedade
A Menopausa é o fim? Ou o início?