Active

Retiros para menopausa: uma nova tendência de bem-estar se aproxima

A corretora de imóveis Gabriele Sewtz não é o tipo de pessoa que costuma frequentar retiros de bem-estar, mas faz parte de um número crescente de mulheres que buscam hotéis e resorts com programas específicos para a menopausa. Nascida na Alemanha e radicada no Brooklyn, Nova York, ela se descreve como “muito orientada por fatos” e uma entusiasta do café da manhã com aveia.
Ananda in the Himalayas, resort indiano de luxo
Isso, no entanto, foi antes de ela passar pela menopausa e se encontrar em um rancho nos arredores de Austin, no Texas, tomando banhos de som, experimentando mergulhos em água fria e fazendo exercícios respiratórios — e amando cada momento. “Se você me dissesse antes o quão transformador isso seria, eu diria: ‘Claro, mas nunca vai acontecer. Outras pessoas podem vivenciar isso [esse retiro de menopausa], mas definitivamente não eu’”, disse ela.

As mudanças físicas, emocionais e psicológicas significativas que ocorrem durante a menopausa são diferentes para cada mulher. Com a expansão da indústria do bem-estar, há um foco crescente na abordagem da perimenopausa e da menopausa.

Uma onda de suplementos, marcas de cuidados com a pele, programas de nutrição e outros produtos está sendo direcionada diretamente para esse público — e muitas preferem um spa ou hotel a um consultório médico. “Sempre começa, eu acho, como uma jornada pessoal”, disse Sewtz.

A menopausa é um momento crucial, afirma a Dra. Barbra Hanna, ginecologista-obstetra em Chicago e fundadora da MyMenopauseRX, um serviço de telemedicina especializado em cuidados relacionados à menopausa. Ela destaca que o autocuidado é fundamental, pois muitas mulheres enfrentam sintomas da menopausa enquanto lidam com estresses da vida, como criar filhos, gerenciar uma carreira agitada ou cuidar de parentes idosos. No entanto, embora os spas sejam ótimos para relaxamento, eles não substituem os cuidados médicos necessários.

O Dr. Naresh Perembuduri, médico ayurvédico no resort indiano de luxo Ananda no Himalaia, cujo site ostenta indicações de Uma Thurman e Oprah, ressalta a importância de se preparar para um equilíbrio hormonal adequado antes da menopausa. Ele explica que o que se busca é um programa de reequilíbrio, pois as mulheres passam por diversas fases desde a menarca até a menopausa.

Não existe um programa específico para menopausa no resort Ananda no Himalaia, mas sim uma experiência de reequilíbrio hormonal. O programa de 14 dias inclui planos de refeições personalizados, regimes de exercícios e testes hormonais, com um custo inicial de US$ 1.000 (cerca de R$ 5.532) por noite. No entanto, o alto preço, o estigma social e a falta de educação sobre a menopausa ainda são barreiras para muitas mulheres. Com sintomas variados como dor nas articulações, ondas de calor e mudanças de humor, a menopausa é uma fase difícil de tratar, refletindo sua complexidade individual.

Para quem já se interessa por viagens e bem-estar, a menopausa pode ser um motivo adicional para explorar spas e retiros especializados. A atriz Josie Bissett, por exemplo, escolheu o The Retreat, na Costa Rica, para um programa focado nas mudanças que estava enfrentando, elogiando a experiência por seu enfoque no autocuidado. 

Contudo, alguns médicos alertam que as terapias alternativas devem ser usadas com cautela, ressaltando que muitos tratamentos oferecidos por clínicas não têm comprovação científica e não substituem cuidados médicos adequados. Apesar disso, o crescente interesse e financiamento para a pesquisa sobre a menopausa sugerem que este campo está apenas começando a se desenvolver.

Fonte: Lilit Marcus, da CNN