Active

Exercícios físicos: qual a ordem correta?

O médico especialista em longevidade, Peter Attia, responde e dá dicas para aproveitar o melhor da prática para sua saúde e qualidade de vida
O currículo do Drº Peter Attia é dos mais notáveis. Formado pela Escola de Medicina da Universidade de Stanford, ele treinou cirurgia geral durante cinco anos no prestigiado Hospital John Hopkins, onde inclusive foi eleito o residente do ano. O médico também passou dois anos no National Institutes of Health como bolsista de oncologia cirúrgica no National Cancer Institute. Mas foi seu programa Early Medical que o tornou conhecido em todo o mundo e uma das maiores autoridades em Medicina 3.0 e longevidade.  

Ou seja, se há alguém apto para falar sobre viver mais e com qualidade, esse alguém é o Drº Peter. Seu Early Medical é constituído por 12 módulos, que ajudam a criar um manual de longevidade, e permite que não pacientes possam se beneficiar dos métodos do famoso médico de qualquer lugar. Por aqui mesmo no Bloom Club você já viu que, segundo o expert, o melhor remédio para a longevidade é a atividade física, dividida em exercícios de estabilidade e equilíbrio, força e cardiovascular. 

Mas qual a ordem correta para obter os melhores resultados? Essa é uma dúvida que sempre chega ao médico e sua resposta é simples: “Faça primeiro o que for mais importante”. Como decidir o que é mais importante? Vai depender do tipo de treino que está fazendo no dia. Um exemplo: se você faz apenas uma sessão de VO2 (exercícios aeróbicos de alta intensidade intercalados com intervalos de recuperação; como alternar 30 segundos de sprint com 1 a 2 minutos de corrida leve ou caminhada) por semana e essa sessão cai justamente no mesmo dia do seu treino de resistência, o melhor é direcionar mais energia ao VO2 e fazê-lo primeiro.    

O mais importante, ele diz, é não ser muito dogmático. “Eu sei que as pessoas realmente querem acreditar que existe uma regra rígida e rápida, e você nunca pode fazer cardio depois dos pesos e vice-versa – mas não acho que seja o caso. Acho que tudo se resume ao que você está otimizando”. Em outras palavras, ouça o seu corpo e pense no que você está treinando para decidir o que é melhor. Só não pode deixar nenhum treinamento de lado.