Mindfulness

Técnicas de relaxamento e como aplicá-las no seu dia

Psicóloga revela técnicas eficazes para alcançar o bem-estar e diminuir o estresse e a ansiedade que causam doenças e interferem na qualidade de vida
Quem nunca desejou, ao menos por alguns instantes, encontrar um momento de tranquilidade e alívio em meio à agitação diária? Felizmente, graças às técnicas de relaxamento, esse desejo se torna possível e cada vez mais viável de ser incorporado na rotina.
Em entrevista ao Bloom Club, a psicóloga e instrutora de mindfulness, Cristina Aparecida de Oliveira, explica que as técnicas de relaxamento ajudam a trazer a tranquilização que o corpo e a mente necessitam para se recuperar das tensões e preocupações de variadas fontes, que podem se transformar em estresse e causar doenças.

A seguir, ela explica 4 técnicas:

Respiração profunda
“Trata-se de realizar o movimento de inspiração contando de 1 a 4 e depois realizar a expiração também contando de 1 a 4. Repetir este ciclo por 5 vezes, por exemplo, já pode trazer uma sensação de relaxamento do corpo e da mente”, explica Cristina.

Natureza e visualização criativa
Praia, campo, floresta, cachoeira etc., trazem naturalmente uma sensação de bem-estar e relaxamento físico e mental. “Na impossibilidade de estar fisicamente nestes ambientes de natureza a prática de visualização criativa pode ajudar muito. Trata-se de se colocar sentado ou deitado confortavelmente, fechar os olhos, e se imaginar nestes ambientes, com o máximo de detalhes possíveis.”, diz.

Atividades indiretas
“Caminhada, corrida, musculação, natação, pilates ou atividades que não têm o objetivo direto de trazer relaxamento também podem desencadear este efeito, trazendo grande sensação de bem-estar. Exercícios de alongamento dos músculos e práticas de automassagem também são utilizados como técnicas de relaxamento”. 

Mindfulness
“Técnica de meditação que tem o objetivo do desenvolvimento da atenção plena. Isto é, prestar atenção sem julgamentos, com acolhimento e amorosidade. É importante participar de um treinamento de Mindfulness para desenvolver o aprendizado das técnicas de atenção, foco e presença. Depois disso, a pessoa se torna apta para realizar individualmente a prática”, conclui Cristina.

Redatora: Ingrid Arrais Cruz
Colaboradora: Cristina Aparecida de Oliveira - Psicóloga