Food & Home

Sustentabilidade começa em casa

Confira dicas práticas para tornar seu lar um ambiente mais saudável para você, sua família e o planeta
As mudanças climáticas são uma realidade e suas consequências impactam diretamente nossas vidas, quer queiram os não os terraplanistas. Se governos e grandes indústrias e empresas devem se responsabilizar em grande parte pela conservação e regeneração da natureza, nós, cidadãos comuns, também podemos – e devemos – fazer a nossa parte. E que tal começar dentro de casa? Para além da separação e reciclagem do lixo, há diversas atitudes sustentáveis que são simples de colocar em prática e tornam o lar um ambiente mais saudável para seus moradores e também para o planeta.

Jardim particular

Para escolher as espécies, leve em consideração o tipo do espaço (interno ou externo), sua luz e condições de umidade. Algumas boas opções são aloe vera, lírio da paz e vários tipos de samambaias, pois elas não só purificam o ar, como também são fáceis de cuidar.
13-02-25-jardim.jpg

Horta em casa

Assim como as demais plantas, pés de temperos e vegetais ajudam a purificar o ar da sua casa. Além disso, o cultivo de uma pequena horta vai garantir um fornecimento constante de alimentos frescos e, consequentemente, a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis.
13-02-25-horta.jpg

Iluminação inteligente

Além de substituir as ultrapassadas lâmpadas incandescentes por versões de LED, considere o uso de sensores de luz para que elas se acendam apenas quando há pouca luz natural. Assim, você consegue maximizar o uso da iluminação natural durante o dia e reduzir ainda mais o consumo de energia elétrica.
Nas áreas externas, invista nos sensores de presença. Eles fazem com que as luzes se acendam automaticamente durante a noite ou quando há movimento. Ou seja, fora a economia de energia, sua casa também fica mais segura.  
13-02-25-iluminacao.jpg

Energia solar

Sua casa recebe bastante luz solar durante o dia? Se a resposta é sim, já pensou em instalar um sistema de aquecimento de água solar? É uma ótima maneira de reduzir a dependência de aquecedores elétricos ou a gás e diminuir sua emissão de CO2.
13-02-25-energia-solar.jpg

No dia a dia

Se você ainda não separa o lixo para reciclagem, não perca mais tempo e comece agora mesmo. Estabeleça um sistema claro, com lixeiras identificadas para diferentes tipos de materiais recicláveis, para facilitar o processo de reciclagem e encorajar a família toda a participar.

Preste atenção ainda ao consumo de água e de energia para evitar desperdícios. Chuveiros e torneiras com vazamentos? Troque as peças ou chame um encanador de confiança para fazer os reparos necessários. Também dê preferências por eletrodomésticos eficientes e considere utilizar termostatos inteligentes para controlar a temperatura da casa.
13-02-25-dia-dia.jpg