Relacionamentos

Sabia que ter bons amigos faz muito bem para sua pele?

A farmacêutica Marie Hélène Lair e o médico Olivier Courtin-Clarins, ambos da conceituada Clarins, explicam como os relacionamentos sociais afetam nossas reservas de colágeno e porque eles são tão essenciais quanto um bom creme
O colágeno, como a gente bem sabe, é o principal responsável pela firmeza da nossa pele. O problema é que, com o passar dos anos, as reservas desta proteína, que são criadas naturalmente pelo corpo até a idade adulta, passam a diminuir e os efeitos são o aparecimento de rugas e flacidez. Por outro lado, a boa notícia é que é possível retardar esse processo com tratamentos, cremes e bons hábitos alimentares. O que talvez você não saiba é que nossos relacionamentos sociais também influenciam na desaceleração da perda de colágeno e, consequentemente, na prevenção do envelhecimento.   

“Tudo tem a ver com epigenética. Resumindo, 85% dos sinais de envelhecimento estão diretamente ligados ao nosso estilo de vida. Ao adotar um estilo de vida saudável, podemos ser os 'pilotos' do nosso envelhecimento, já que apenas 15% está ligado à herança genética. Os cinco pilares desse estilo de vida saudável são: nutrição, otimismo, gerenciamento do estresse, prática esportiva e relacionamentos sociais positivos”, explica Marie Hélène Lair, diretora de comunicação científica da Clarins.  

Na prática, a farmacêutica aconselha: “Evite pessoas tóxicas e passe tempo apenas com pessoas positivas”. Isso porque, no final das contas, trata-se de uma reação em cadeia: bons relacionamentos sociais reduzem os níveis de estresse e isso tem um impacto direto nas reservas de colágeno e na firmeza da pele, pois o estresse é uma agressão que faz com que nossas células não funcionem corretamente. 

O médico e diretor da Clarins, Drº Olivier Courtin-Clarins, também destaca o impacto das relações sociais no envelhecimento em seu livro “Guess my age if you can” (Adivinhe minha idade se puder, em tradução livre), com um capítulo só sobre o tema. Nele, o especialista fala sobre seus quatro princípios básicos para ter relacionamentos sociais positivos:
  • Reconhecimento e gratidão para com os outros. “Isso tem um efeito dominó que também nos beneficia".
  • Diálogo. “Todos nós precisamos sentir que podemos expressar nossos pensamentos e sentimentos e que seremos ouvidos".
  • Confie nos outros porque a desconfiança “gera estresse, ansiedade e desconfiança mútua”, diz ele.
  • Apoie amigos e parentes. “Não é possível ter um relacionamento de qualidade sem um mínimo de apoio".

*Com informações de Vogue Espanha