Travel
Planos para viajar em 2025?
Para te ajudar a escolher sua próxima viagem, o Best In Travel 2025, da Lonely Planet’s – maior editora de guias de turismo do mundo –, traz o Top 10 de países para visitar em 2025. O ranking foi definido por especialistas, colaboradores de todo o mundo e parceiros de publicação, que avaliaram critérios de experiências únicas, fator surpreendente e compromisso contínuo com a sustentabilidade, comunidade e diversidade.
10º lugar – Armênia
Ainda pouco explorado turisticamente, o país – que se tornou independente em 1991, com o fim da União Soviética – entrou na lista por suas paisagens espetaculares, cultura vibrante e experiências inesquecíveis. Um dos principais atrativos da Armênia é sua riqueza arquitetônica, com destaque para o Templo de Mihr, em Garni, e para a Catedral Etchmiadzin, na cidade de Vagharshapat.
9º lugar – Eslováquia
A capital do país é famosa, principalmente, pelo Castelo de Bratislava, que foi construído no século 11 e reconstruído no século 19. Mas esta não é a única atração da cidade de Bratislava, tampouco da Eslováquia. Para quem gosta de paisagens naturais e história, as trilhas cheias de cachoeiras e lagos de cor esmeralda, os passeios pelas margens do Rio Danúbio e as visitas às Montanhas Tatra, cordilheira que inspirou músicas e livros, são programas imperdíveis.
8º lugar – Vanuatu
Composto por cerca de 80 ilhas, o país localizado ao sul do Oceano Pacífico atrai turistas que gostam do contato com a natureza. Os mergulhos em recifes de corais e as visitas às cavernas subaquáticas estão entre os passeios turísticos mais populares. Também vale uma visita ao Museu Nacional de Vanuatu, na cidade de Porto Vila – capital e centro econômico do país.
7º lugar – Trinidad & Tobago
Próximo à Venezuela, o país latino é composto por duas ilhas, que tem suas praias de areia branca e coqueirais como grandes atrativos. As preferidas pelos turistas são Pigeon Point Beach, Maracas Beach, Nylon Pool, Englishman's Bay e Castara Bay.
6º lugar – Paraguai
Nosso vizinho está longe de ser apenas o “paraíso da muamba”. Segundo o guia, o Paraguai é “repleto de vida de todos os tipos e tem uma atmosfera descontraída e acolhedora”. Para os mais aventureiros, as recomendações são as praias de areia dourada de Carmen del Paraná, às margens do Rio Paraná e uma viagem ao Pantanal paraguaio, a bordo do hotel flutuante Siete Cabrillas. Quem prefere o agito urbano, a capital Assunção oferece ótimos passeios como a Catedral Metropolitana, o Panteão Nacional dos Heróis, o Palácio de Lopez, o Jardim Botânico, o Museo de las Memórias e o Museo del Barro.
5º lugar – Cazaquistão
Você sabia que Terra das Maravilhas é a tradução do nome do Cazaquistão? Provavelmente, esteja aí o motivo do sucesso do país, que vem atraindo cada vez mais turistas e conquistou um lugar entre os principais destinos de 2025. A mistura de belezas naturais, história e cultura é o grande atrativo do Cazaquistão. Os destaques, segundo a publicação, são as diversas trilhas do Parque Nacional Sairam-Ugam, ainda pouco frequentadas por turistas, a cidade de Shymkent, conhecida por sua culinária, e antiga capital Almaty, a antiga capital, com sua herança soviética.
4º lugar – Laos
Situado no Sudeste Asiático, o país faz fronteira com China, Vietnã, Camboja e Tailândia. Com o ecoturismo, o Governo busca a conscientização dos visitantes para conservar o patrimônio ecológico. A cidade Luang Prabang é famosa pela arquitetura colonial francesa e muitos templos budistas. Desde 1995 é classificada como patrimônio cultural da Unesco. No Laos, é possível encontrar de palácios e aldeias que produzem artesanato.
3º lugar – Fiji
Visitar Fiji é uma experiência transformadora. Especialmente para os aficionados pela natureza. Afinal, o país é um arquipélago formado por 330 ilhas, rodeado por 1,3 milhão de quilômetros quadrados de águas azuis e com 460 áreas marinhas protegidas e repletas de vida. Para aproveitar a estadia com conforto, a região tem diversos resorts como opções de hospedagem. As ilhas de Viti Levu, com sua arquitetura colonial britânica, e de Vanua Levu são as mais populares (e populosas).
2º lugar – Lituânia
Eleita a Capital Verde da Europa de 2025, a Lituânia é exemplo de conservação e sustentabilidade, com suas florestas protegidas e lagos e dunas arenosas ao longo do Mar Báltico. Os espaços verdes cobrem nada menos que 61% da capital do país, a cidade de Vilnius. Além de natureza, a Lituânia transborda história e uma visita ao Palácio de Rundale é imperdível. Localizado entre Vilnius e Riga, o local – que também é conhecido como a Versailles do Báltico – foi construído em 1730 e não apenas é o mais importante castelo barroco da Letônia, como também um dos principais monumentos históricos do país.
1º lugar – Camarões
Com grande riqueza e diversidade cultural e geológica, o país da África Central agrada turistas do mundo inteiro. De um lado, suas encantadoras praias, florestas tropicais, desertos e savanas. Do outro, atrativos culturais da cidade de Douala como o Museu Marítimo, a galeria Doual’Art e a Catedral Saint-Pierre-et-Saint-Paul. Os idiomas oficiais de Camarões são o francês e o inglês.
Fotos: Divulgação