Mindfulness
O poder da mindfulness walking, a caminhada consciente
A ideia de realizar múltiplos movimentos ao mesmo tempo (como checar e-mails enquanto toma o café da manhã ou assistir a uma aula enquanto faz um projeto) pode parecer eficiente na teoria, mas seu uso deliberado pode proporcionar uma série de consequências desagradáveis que prejudicam principalmente a saúde mental.
Num mundo onde a valorização da produtividade instantânea é sinônimo de sucesso, é preciso atenção em encontrar o equilíbrio entre produtividade e saúde mental. Sendo assim, a atenção plena exerce um papel fundamental na inclusão do hábito de desacelerar e concentrar-se em uma tarefa de cada vez, estimulando a consciência do momento presente ao longo das ações diárias.
O que é mindfulness walking?
Se desvincular da sobrecarga gerada pelo excesso de autocobrança é um papel que demanda delicadeza e atenção. O mindfulness walking nasce como uma estratégia que visa, nos mais singelos passos, fazer com que o indivíduo se sinta pertencente e atento ao seu mundo interior e ao seu redor.
Essa prática de caminhada consciente também visa deixar de lado comportamentos automatizados, abrindo espaços para se propor a observar atentamente a vida enquanto executa um movimento natural dela: o caminhar.
Por isso, quando pensamos em caminhada consciente ou mindfulness walking, torna-se necessário desmembrar cada um dos significados das duas palavras que compõem o termo para depois entender o impacto e a força da ideia.
Os benefícios da caminhada
A caminhada é um movimento corporal e pode estar atrelada a uma forma de se exercitar ou ao simples fato de se locomover até chegar a um destino final.
Ela exerce múltiplos benefícios, incluindo a melhora da saúde cardiovascular, fortalecimento muscular e ósseo, bem como melhorias na saúde mental, energia e vitalidade. Além disso, reduz o risco de doenças crônicas e melhora a função cognitiva.
É uma atividade simples e acessível que pode ser incorporada facilmente à rotina diária para promover uma vida mais saudável e equilibrada. Além disso, estar ao ar livre e em contato com a natureza durante a caminhada pode aumentar os sentimentos de bem-estar e relaxamento.
E o mindfulness, o que é?
Já o mindfulness, ou atenção plena,é uma prática que envolve estar consciente e presente no momento, com uma atitude de abertura, curiosidade e aceitação. É a habilidade de dirigir a atenção para a experiência atual, observando os pensamentos, sentimentos, sensações físicas e o ambiente ao redor, sem julgamento.
Pensando nisso, o mindfulness walking, ou caminhada consciente, é uma prática que combina exercício físico com atenção plena. Ao contrário de simplesmente caminhar para chegar a um destino, a caminhada consciente envolve a plena consciência do corpo, da respiração e do ambiente ao redor durante todo o percurso.
O mindfulness walking não precisa ser uma prática separada do dia a dia. Pode-se incorporar a atenção plena na caminhada diária para o trabalho, durante o almoço ou em qualquer outra oportunidade. Isso ajuda a trazer mais consciência para as atividades cotidianas e a cultivar um estado de presença em todas as áreas da vida.
Algumas dicas podem potencializar esse exercício
Durante a caminhada consciente, é importante prestar atenção aos movimentos do corpo. Isso inclui sentir os músculos se alongando, perceber o contato dos pés com o chão e estar consciente da postura. Essa consciência corporal ajuda a manter o foco no presente e a relaxar a mente.
A respiração desempenha um papel fundamental no mindfulness walking. Os praticantes são encorajados a sincronizar sua respiração com seus passos, inspirando suavemente ao levantar um pé e expirando ao abaixá-lo. Isso ajuda a acalmar a mente e a criar um estado de relaxamento.
Na caminhada consciente, esteja consciente do ambiente ao redor. Isso inclui observar a natureza, os sons, os cheiros e as sensações físicas. Estar presente no momento presente e apreciar a beleza do ambiente pode aumentar a sensação de conexão com o mundo ao redor.
É preciso estar atento à vida. Quando nos desvinculamos de ações repletas de sobrecarga e nos damos o aval para sentir, abrimos espaço para viver uma vida com mais significado nos seus mais singelos detalhes. E o caminhar consciente é uma forma prática de exercitar isso.
Fonte: Vida Simples