Food & Home

Mulheres no mundo dos vinhos

Uma cena de filme clássico, que evoca elegância e sofisticação. Uma taça de vinho em mãos femininas. Delicada, pensativa e serena com uma graça inigualável. Impressionante como é elegante uma mulher saboreando um vinho. Por que será?
O vinho é uma bebida que tem uma elegância natural, desde a sua produção até o momento em que é apreciado, por esta razão combina tanto com as mulheres. Aromas diversos, sabores, tradição - são vários itens que compõem a bebida e a torna tão sofisticada. A cada dia mais mulheres o estão apreciando e acabou a lenda de que elas gostam somente de espumante ou rosé. Os tintos estão imbatíveis no consumo feminino.

O vinho proporciona uma experiência sensorial única, com aromas complexos, sabores distintos, além de uma sensação muito agradável ao paladar. Estudos mostram que mulheres brasileiras têm consumido mais vinho do que homens, e que 78% delas são responsáveis pela compra da bebida no Brasil.

É muito importante não se prender a valores: entenda que nem sempre o vinho mais caro é o que mais vai agradar. No mercado há vários rótulos acessíveis que podem surpreender com sua qualidade e sabor: a chave pode ser explorar e experimentar diferentes rótulos para descobrir quais se adequam ao seu gosto pessoal - independente do preço. Aliás, em se tratando de vinho, se tiver que se prender a valores, que sejam os “valores humanos” daqueles que estarão em sua companhia no momento que uma garrafa for aberta.

Em um encontro com amigos ou mesmo em uma refeição, perceba como é importante o local, o ambiente e as pessoas que compartilharão deste momento. Apreciar o sabor de um vinho é também apreciar a atmosfera relaxante e social que se cria ao redor dele. E, se não for o caso de apreciá-lo com alguém, o vinho por si só pode ser uma companhia maravilhosa, onde você tira aquele tempo para refletir sobre o dia ou simplesmente desfruta de um momento "seu" de relaxamento. Acredite: ele consegue isso! Tente um dia chegar em casa e beber uma taça - você vai se surpreender.

Que tal entrar para este mundo?
Tem dúvidas de como e por onde começar?

Como uma primeira dica simples, sugiro os vinhos produzidos na América do Sul. No Chile, por exemplo, há vinhedos renomados e famosos por produzirem vinhos de alta qualidade e grande variedade.

Experimente um Carménère, que é uma uva conhecida no mundo todo como símbolo do Chile e hoje, mais de 90% de sua produção é chilena. Os vinhos Carménère apresentam um sabor aveludado, marcante e sedoso. Ou um Cabernet Sauvignon, que também é uma ótima opção. É a variedade mais cultivada e ela se adaptou muito bem ao clima chileno. Hoje, no Brasil, é o mais vendido. São duas excelentes sugestões, com suas características distintas: um mais frutado e suave e outro mais encorpado e robusto. Ambos podem ser apreciados com uma variedade de pratos ou mesmo sozinhos.

Como viram, o mundo dos vinhos é muito mais do que sobre bebida. É um mundo de sabores, aromas, encontros, conhecimento, arte e cultura. Desde a simplicidade de um vinho de mesa até o requinte de uma bebida premiada, cada garrafa tem uma história única que conseguirá potencializar os seus momentos também como únicos.

Cheers!

Denise SpadaViñedos Família Chadwick - Chile