Makeup

Menos é mais: skinimalism valoriza a beleza natural do rosto

Tendência de cuidados com a pele incentiva a aceitação de imperfeições e a diminuição do consumo de produtos de maquiagem e skincare.
De acordo com a Worth Global Style Network (WGSN), empresa mundial de previsão de tendências, o skinimalism (junção de dois termos em inglês: skin - pele, e minimalism - minimalismo, ou seja, pele minimalista) foi considerado a maior tendência de beleza de 2023, já que cada vez mais as pessoas buscam por praticidade e naturalidade.
“O skinimalism é uma tendência à adesão de uma rotina de cuidados com a pele mais simplificada e eficaz e, também, a uma atenção maior ao cuidado com o meio ambiente, já que menos produtos usados significam menos embalagens a serem descartadas”, afirma a médica dermatologista Dra. Roberta Loureiro.

“Isso porque cada vez mais as pessoas têm procurado utilizar menos produtos, realizar menos etapas no skincare e com os mesmos – senão maiores – resultados. E isso também se aplica à maquiagem”, destaca Loureiro.

Na prática, a base do skinimalism está no uso de poucos produtos, mas com multifunções e com ativos que atuam em sinergia. “Os principais passos dessa rotina consistem na limpeza, no tratamento, na hidratação e na prevenção”, explica Roberta. Para ela, a vantagem da tendência está justamente na quantidade mínima de produtos com mais de uma função, o que permite tratar duas ou mais questões em um único passo – como por exemplo, um filtro solar que além de proteger tem ação hidratante e ativos clareadores na mesma formulação, ou um gel de limpeza com ativos antioxidantes.

Neste cenário, a especialista alerta para a importância de consultar um dermatologista para a adesão de qualquer tendência de skincare, dentre elas o skinimalism: “É fundamental que se tenha uma correta indicação do produto para cada tipo de pele e para que o investimento no produto valha a pena. Além de evitar ativos que possam sensibilizar demais as peles menos tolerantes e mais sensíveis.”

E se engana quem acha que o skinimalism está relacionado somente à quantidade de produtos: a qualidade é ainda mais importante, reforça a dermatologista. “A grande quantidade de produtos e etapas pode dificultar a adesão ao tratamento para muitas pessoas. Então, a ideia é usar aquele ‘básico, porém eficaz’, afinal todos querem resultado, mas nem todo mundo tem tempo e disposição para usar uma infinidade de produtos de skincare, não é mesmo?”, finaliza a dermatologista.

Os principais passos da rotina do skinimalism consistem na limpeza da pele, no tratamento, na hidratação e na prevenção


Redatora: Paula Saletti
Colaborador: Dra. Roberta Loureiro, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e sócio-proprietária da Clínica Lur | @betaloureiro_dermato