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Menopausa: um mercado de R$ 2 bilhões!

Formado por 15% da população brasileira, público-alvo prova que há, sim, muita demanda por produtos e serviços para mulheres na menopausa: um mercado que não para de crescer   
As mulheres 50+ representam, atualmente, 15% da população brasileira – o que equivale a 33,6 milhões de pessoas, segundo projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É quase o dobro dos 8,5% estipulados em 2000. Essa comparação é mais uma prova do aumento da longevidade e, consequentemente, dos hábitos da sociedade. 

Se antigamente as mulheres desta faixa etária já eram consideradas velhas e chegando ao fim da vida, agora elas estão em sua plenitude e com muita para viver e fazer ainda. Em paralelo, temos a menopausa e, para aliviar seus sintomas, um mercado de vitaminas e suplementos que não para de crescer. Só para ter uma ideia, as vendas globais de produtos sem prescrição para mulheres na menopausa somaram US$ 17,8 bilhões em 2024, um aumento de 28% em relação ao faturamento de 2019. 

Os dados são da empresa norte-americana de pesquisas Grand View Research, que também estudou o mercado brasileiro. Por aqui, as vendas totalizaram cerca de R$ 2 bilhões no ano passado e devem chegar a R$ 3 bilhões.

O mercado da menopausa
Fabricante de suplementos e produtos funcionais, a Sanavita, de Piracicaba (SP), tem nas mulheres cerca de 90% do seu público, 40% delas acima dos 45 anos. Para atender melhor a esse público, lançou em 2024 a linha Menoprevin, de suplementos em cápsulas, que contém ingredientes importantes para a saúde da mulher, como cálcio, magnésio, resveratrol, colágeno, vitaminas C, B6 e B9. A mesma Sanavita é responsável ainda pelo lançamento do Libifem, um suplemento à base de feno grego que contribui para melhorar o desejo sexual. 

Lançada em 2022 pela fabricante sueca de produtos de higiene e cuidados pessoais Essity, a marca Issviva, de suplementos em goma, é voltada exclusivamente a mulheres na menopausa. No Brasil, a venda está restrita à internet. O portfólio deve expandir em breve com o lançamento de um aparelho de estimulação pélvica, em parceria com a americana Joylux, especializada neste tipo de produto.

Enquanto a francesa Vichy, da gigante de cosméticos L'Oréal, lançou o Neovadiol, que promete reduzir os impactos da menopausa na pele, a Raia Drogasil, grupo com a maior rede de farmácias do país, lançou um autoteste de menopausa com a marca própria Needs. A novidade detecta a presença do hormônio folículo estimulante, o FSH, na urina. 

Acompanhamento profissional
Para passar por esta fase da melhor maneira possível e sem riscos à saúde, o acompanhamento profissional é imprescindível. Converse com seu médico, agende uma consulta com o ginecologista e aproveite a maturidade!

Fonte: Folha de S. Paulo