Arte e Entretenimento

Globo de Ouro e o valor das mulheres 40+

Listas de indicações às categorias Melhor Atriz comprovam que há, sim, espaço e ótimos papéis no cinema e dão um recado para toda a sociedade
Elizabeth Sparkle é uma atriz que viveu o auge de sua carreira tempos atrás, com direito à estrela na Calçada da Fama e tudo! Agora, aos 50 anos, ela perde seu posto de apresentadora de um programa de ginástica para uma artista mais jovem e entra em crise. 

Esse é o ponto de partida do filme A Substância, protagonizado por Demi Moore. Mas ao contrário de sua personagem, na vida real a estrela de 62 anos vive o melhor momento de sua carreira após um período longe dos holofotes. Demi foi indicada à categoria Melhor Atriz de Comédia ou Musical do Globo de Ouro e é uma das principais apostas para o Oscar 2025. É ou não é um retorno triunfal?!

E Demi não está sozinha. Estão na disputa com ela pelo Globo de Ouro, Amy Adams, de 50 anos, pela atuação em Canina, e Karla Sofía Gascón, 52 anos, protagonista de Emília Perez. Já a lista de indicadas na categoria Melhor Atriz de Drama deixa tudo ainda melhor, principalmente para nós, brasileiras. 

Aos 59 anos, Fernanda Torres concorre ao prêmio por sua atuação como Eunice Paiva, em Ainda Estou Aqui. O longa dirigido por Walter Salles Jr também disputa o Globo de Ouro de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. Fernanda, que inclusive é a única das nomeadas que não atua em inglês, repete o feito da mãe, Fernanda Montenegro, depois de 25 anos. 

Em tempos mais plurais e inclusivos, as chances de Fernanda Torres podem ser mais reais que as da mãe por Central do Brasil. Mas ela tem adversárias de peso pela frente. A inglesa Kate Winslet é uma delas, com nada menos que 14 indicações e 5 prêmios. Desta vez, ela concorre por Lee, filme que conta a trajetória de Lee Miller, do começo de sua carreira como modelo até se tornar fotojornalista e cobrir a Segunda Guerra Mundial.  Com 49 anos, Kate é a caçula da lista.  

Também com 49 anos, mas cinco meses mais velha, Angelina Jolie foi indicada por sua atuação em Maria, que conta a história da cantora Maria Callas. Segundo críticos e publicações especializadas, ela também é uma das favoritas ao Oscar 2025.  

Nicole Kidman vive seu melhor momento como atriz aos 57 anos, tendo sido a vencedora do prêmio de Melhor Atriz do Festival de Veneza 2024, pelo seu papel em Babygirl – o mesmo pelo qual foi indicada ao Globo de Ouro 2025. Mas nem sempre foi assim. A atriz australiana revelou que perdeu papeis em Hollywood tão logo completou 40 anos. “Parece haver um consenso na indústria de que atrizes com essa idade estão acabadas”, disse em entrevista à revista francesa Dujour. 

Mais conhecida por sua beleza, Pamela Anderson, talvez, seja a maior surpresa desta lista. A musa do seriado Baywatch teve a chance de mostrar seu talento dramático em The Last Showgirl, que foi reconhecido com esta indicação. Não é de hoje, porém, que Pamela vem surpreendendo. Nas últimas temporadas, ela tem desfilado por tapetes vermelhos mundo afora sem maquiagem. 

“É uma sensação de alívio, de liberdade. Se todos só ficarmos perseguindo esse ideal de juventude, sinto que vamos nos decepcionar. Sinto que como mulher, e principalmente como uma mulher da minha idade que está nos holofotes, eu tenho que ser modelo para outras, nas mais diversas decisões. Então estou simplesmente sendo eu mesma e é o mais feliz que já estive na minha própria pele”, declarou a atriz de 57 anos.

Quem fecha a lista é a veterana em premiações Tilda Swinton, por seu trabalho em “O Quarto Ao Lado” – primeiro longa-metragem do espanhol Pedro Almodóvar em inglês. Aos 64 anos, ela também é a mais velha entre as nomeadas. 

Numa indústria em que, como a própria Nicole Kidman disse, as mulheres são colocadas de lado depois dos 40 anos, essas indicações ao Globo de Ouro são extremamente importantes e representativas. Mais que isso. Provam que as atrizes mais velhas têm muitas histórias para contar. Sejam de avós, mães, executivas, jornalistas ou simplesmente mulheres.