Active

Funcional, musculação ou crossfit? Eis a questão!

A atividade anaeróbica previne a sarcopenia (diminuição natural da massa muscular). Mas que tipo de exercício e quantas vezes por semana realizar?
Aumentar a força muscular, reduzir o índice de gordura corporal, acelerar o metabolismo, melhorar a postura, fortalecer os ossos, tornar o corpo mais tonificado e definido… As três modalidades (funcional, musculação e crossfit) têm como foco principal o fortalecimento. Elas complementam os exercícios aeróbicos, fornecendo inúmeros benefícios para a saúde e a forma física.
Funcional: A versatilidade da vida
O treinamento funcional concentra-se em movimentos que imitam atividades do dia a dia, como levantar, agachar, puxar e empurrar. É uma abordagem versátil que a ajuda a se manter ágil e equilibrada para enfrentar os desafios da vida cotidiana. À medida que envelhecemos, é importante não apenas manter a força, mas também a coordenação, o equilíbrio e a flexibilidade. O treinamento funcional oferece todas essas qualidades, permitindo que você desfrute de uma vida ativa e independente.

Musculação: A força da longevidade
O objetivo da musculação é desenvolver força e resistência muscular, além de melhorar a composição corporal. Geralmente, o treino de musculação envolve o uso de equipamentos de levantamento de pesos, como halteres, barras, máquinas e acessórios, e é projetado para atingir objetivos específicos, como ganhar massa muscular, aumentar a força, melhorar a resistência e tonificar o corpo.

Crossfit: Desafios e realizações
O crossfit é conhecido por sua intensidade e diversidade. Para aquelas que buscam um desafio emocionante e desejam manter uma abordagem competitiva em relação ao seu bem-estar, o crossfit é uma opção interessante. O treino combina exercícios de alta intensidade, envolvendo levantamento de peso, cardio e funcionalidades. Ele não só aumenta a força, mas também melhora o condicionamento cardiovascular.

Independentemente da modalidade que você escolher, lembre-se que iniciar um novo programa de exercícios é uma oportunidade para se desafiar, se superar e alcançar novos objetivos. A sua determinação e o seu compromisso são o segredo para uma vida longa, ativa e saudável!

Segundo o Ministério da Saúde, o ideal é praticar, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada por semana, ou 75 minutos se o exercício for intenso, incluindo atividades de fortalecimento dos músculos e ossos, em pelo menos 2 dias na semana. (Clique aqui e acesse o “Guia de Atividade Física para a População Brasileira”, disponibilizado pelo Ministério da Saúde).


Redatora: Ingrid Arrais Cruz