Carreira

French Bloom: a força feminina liderando o mercado de espumantes sem álcool

Conduzida por Constance Jablonski e Maggie Frerejean-Taittinger, a French Bloom lidera o movimento de vinhos espumantes sem álcool no mundo da moda e do luxo. Em 2021, as duas criaram o French Bloom, um espumante zero álcool – uma alternativa diferente para quem quer socializar com uma bebida sem acordar mal no dia seguinte.
Amigas de longa data, Constance e Maggie, vivendo em lados opostos do Atlântico, se reencontraram em Paris em 2019. Quando trabalhava no projeto internacional do Guia Michelin, Frerejean-Taittinger descobriu como era sentir-se excluída por estar grávida de gêmeos e não poder beber. Ela nunca sentiu que realmente aproveitava a diversão em casamentos nem nas festas de fim de ano. Jablonski, da mesma forma, sabia o que significava dizer não a um drinque. “Como modelo, eu viajava sem parar e estava sempre com jet lag. O álcool nem sempre era compatível com minha vida. Mas, na vida social e profissional, é difícil se socializar sem uma bebida alcoólica.” 

Foi assim que elas logo perceberam como bebidas não alcoólicas, festivas e sofisticadas eram inexistentes – e nasceu a ideia da marca. Criada para permitir que todos celebrem grandes e pequenos momentos com igual prazer, a French Bloom tem o propósito de permitir que todo mundo faça parte. Os espumantes franceses orgânicos sem álcool da marca são dedicados àqueles que desejam reunir seus entes queridos e celebrar sem moderação. “Como um catalisador, nossas criações são as bebidas festivas que geram conexões verdadeiras entre todos aqueles que você ama”, afirma a French Bloom em seu próprio site. 
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Com o casamento, Maggie se juntou à família Taittinger, renomada por seus champanhes, e isso as colocou em uma posição privilegiada. No entanto, o lançamento da French Bloom não foi totalmente tranquilo; algumas produtoras desdenhavam do que estavam tentando realizar. “É um mundo dominado por homens e tende a ser um clube do Bolinha”, diz Frerejean-Taittinger. Em resposta a esse desafio, ela e Jablonski decidiram buscar uma mentoria feminina, que encontraram em Béatrice Cointreau, uma especialista em champanhe e conhaque, além de grande defensora da maior participação de mulheres no setor. Atualmente, cinquenta por cento dos membros do conselho estratégico da French Bloom são mulheres, com o objetivo de incentivar talentos femininos nesse segmento.

Foram precisos quatro anos e mais de 70 tentativas para que as sócias chegassem à fórmula certa: começar com um Chardonnay francês, remover manualmente o álcool até alcançar 0%, e aí adicionar apenas a quantidade exata de ingredientes, como limão-siciliano, para recuperar a acidez que se perde no processo de desalcoolização. Elas queriam que o produto fosse orgânico e livre de sulfitos, assim como seus vinhos naturais preferidos, vegano, de baixa caloria, sem açúcares adicionados e totalmente sem álcool, para que fosse seguro para gestantes. 
Quando lançaram o French Bloom, elas imaginavam que ele seria consumido principalmente por mulheres americanas que estavam se iniciando no movimento sem álcool e de curiosos pela sobriedade, ou então por mercados com uma alta demanda de bebidas não alcoólicas por motivos religiosos.

E, mesmo que 70% das pessoas que compram o French Bloom sejam mulheres, as sócias se surpreenderam com o fato de que, em dois anos, passaram a fazer sucesso em Paris (o mercado francês é o que mais cresce), o que é o exato oposto do que esperavam. Elas lançaram a bebida no Grande Épicerie, no Le Bon Marché, em Paris, onde venderam 10 mil garrafas nos três primeiros meses.

E agora o French Bloom pode ser encontrado tanto em lugares notáveis pela noite agitada – como os hotéis Carlyle e Beverly Hills, o Ritz de Paris e o clube londrino Annabel – quanto em locais frequentados pelas pessoas mais saudáveis dos grupos saudáveis (alguém aí no Erewhon?). Essa mistura é intencional e indicativa de uma tendência ainda maior do setor de bebidas alternativas ao álcool que são divertidas, bem produzidas e exclusivas, como Ghia, De Soi e Figlia.

Saiba onde encontrar a French Bloom pelo mundo e refresque-se: 
frenchbloom.com

Com informações da Revista L'officiel Brasil