Arte e Entretenimento
Ex-MasterChef, Juliana Nardelli lança livro “As 50 receitas dos meus 50 anos”
É dessa forma que a cozinheira decidiu celebrar seus 50 anos, completados em setembro deste ano. "Escrever um livro era o meu sonho desde criança", afirma. "Eu sempre brincava e falava com a minha mãe: 'Quando eu crescer, vou escrever um livro'. Eu só não sabia sobre o que ele seria."
Por pouco, aliás, o tema não foi moda, afinal Juliana passou 25 anos da sua vida dedicada à área, chegando inclusive a ser professora universitária. "Já estava um pouco cansada, porque chega uma hora em que a gente faz tudo meio no automático", relembra.
Foi nesse momento que apareceu o MasterChef, trazendo uma nova possibilidade: a culinária. "Não era um sonho da minha vida vir para a gastronomia, não me passava pela cabeça", revela. "Foi como viajar para um lugar diferente."
Receitas da vida
Nessa viagem, muitas coisas boas aconteceram, como receber um baita elogio de Helena Rizzo. Em uma prova, o desafio foi preparar um bolo de chocolate em camadas, o devil's cake. O dela, segundo a jurada, era uma "obra-prima".
No livro, a sobremesa é a que ocupa mais páginas. Mas em seu coração, a receita que ocupa o maior espaço é a das panquecas doces com mel. Para ela, o prato é a "essência da simplicidade". "As receitas de infância são muito simples e são gostosas até a vida adulta", explica.
Essa é uma receita de família, que aprendeu com sua mãe, fazia com sua irmã e, hoje, ensina ao seu filho. "Talvez seja a receita que me mostre que existe continuidade e que o mais simples nos permite milhões de versões", conta. A seguir, você pode ver o passo a passo da receita. As demais, podem ser vistas em seu livro, à venda neste link.
Panquecas doces com mel, por Juliana Nardelli
Ingredientes
Para a massa de panquecas
- 1 xícara de farinha de trigo
- ½ xícara de açúcar
- 1 xícara de leite
- 2 ovos
- 1 pitada de fermento químico
- 1 pitada de sal
- Essência ou extrato de baunilha a gosto
Para dourar
Manteiga e óleo vegetal
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes, preferencialmente no liquidificador, até obter uma massa fluída, quase líquida e homogênea.
Aqueça uma frigideira com manteiga e óleo vegetal, apenas o suficiente para a panqueca não grudar no fundo.
Com auxílio de uma concha, verta a massa na frigideira, girando para que se espalhe por todo o fundo, em uma camada fina.
Mantenha o fogo médio, observando o momento de virar para dourar o outro lado (quando as bordas começam a se soltar da frigideira).
Repita até dourar a última panqueca, podendo reservar todas num prato, uma sobre a outra.
Os próximos anos
Publicar um livro era uma das metas de Juliana para 2024. As outras eram estudar gastronomia na Itália — onde estudou moda quando era jovem — e construir uma cozinha estúdio. Ambos os objetivos concluídos com sucesso. "Sempre é tempo de a gente realizar os nossos sonhos, sejam eles quais forem", reflete.
Criadora de conteúdo nas redes sociais e colunista de um jornal local, a cozinheira não se prende a um título profissional. "Eu sempre penso que são coisas em que eu só 'estou', porque amanhã eu ainda posso ser outras coisas. Eu ainda tenho tempo para viver outros sonhos", pondera.
Juliana quer seguir produzindo conteúdo para a internet e acredita que esse não será seu último livro. Seu maior desejo, entretanto, é tão simples quanto uma panqueca doce: "Segue sendo meu sonho viver uma vida real e verdadeira e poder compartilhar isso."
Fonte: Band