Arte e Entretenimento

Eva Jospin: uma exploração poética do espaço e da natureza

Hoje, o Bloom Club traz novamente a colaboração de Manoela Ferreira, do Let’s – um hub de conteúdo que dissemina a paixão pela arte contemporânea. A especialista compartilhou uma dica quentíssima sobre a renomada artista francesa Eva Jospin.
Um convite para reflexões sobre nossa relação com o ambiente
Eva Jospin é conhecida por suas cativantes e detalhadas instalações, esculturas e desenhos em grande escala que mergulham nos domínios da natureza e da arquitetura. Ao longo dos anos, sua prática artística evoluiu para abranger uma ampla gama de mídias, desde o papelão até a madeira, criando ambientes encantadores que lembram florestas e estruturas arquitetônicas misteriosas. As obras de Jospin convidam o espectador a entrar em um mundo onde as fronteiras entre o natural e o feito pelo homem se confundem, muitas vezes nos deixando maravilhados com o detalhe meticuloso e a habilidade de sua execução.

Suas esculturas, que às vezes lembram florestas densas ou ruínas majestosas, são cuidadosamente construídas, evocando um sentimento de contemplação. O jogo de luz e sombra dentro de suas obras acrescenta uma qualidade hipnotizante, imergindo ainda mais o espectador em seu universo poético. A exploração do espaço e da natureza por Jospin nos convida a refletir sobre nossa relação com o ambiente e as histórias que ele guarda, oferecendo um vislumbre de uma realidade onírica onde a imaginação floresce.

Manoela Ferreira compartilha sua experiência pessoal com a arte de Eva Jospin: 

"A exposição da Eva, pra mim, foi muito marcante. Eu achei incrível, muito bonita, um impacto muito forte. Ela consegue transformar essa questão da efemeridade em algo permanente, vamos dizer... Ela tem essas florestas que são criadas com material usado no dia a dia, como o papelão, coisas descartáveis, e consegue fazer uma escultura, escavar ali, e vai conseguindo toda uma arquitetura barroca, que ela tem bastante influência. E ela faz esculturas enormes. Fora os bordados, que são maravilhosos. As paisagens são as coisas que mais me marcam."

Além disso, Manoela destaca a singularidade e a autenticidade do trabalho de Jospin: 

"E é tudo muito manual, uma artista super jovem e esse trabalho tão único. Você vai olhar isso em qualquer lugar do mundo e vai ver que foi ela que fez. Uma artista no auge, com um trabalho que condiz com esse sucesso todo."

Eva Jospin, que já expôs em locais prestigiados como o Louvre, continua a deixar uma marca indelével no mundo da arte contemporânea, inspirando todos aqueles que têm a oportunidade de vivenciar suas criações.
Onde apreciar a artista:
Até 14 de setembro, a sede parisiense da Galleria Continua recebe “Tromper l’œil”, mostra que celebra o primeiro ano de colaboração com Eva Jospin. A exposição faz parte de um ano repleto de eventos para a artista, que está exibindo suas obras em várias cidades icônicas. Destaque para sua instalação no Museo Fortuny em Veneza ("Selva"), paralela à 60ª edição da Bienal de Arte Contemporânea, e para sua mostra na Orangerie do Château de Versailles.

Localizada no primeiro andar da Galleria Continua, a exposição reúne uma seleção de obras recentes e inéditas, criadas especificamente para essa ocasião. Explorando temas recorrentes no trabalho da artista, a mostra apresenta uma variedade de técnicas: desde suas emblemáticas florestas de papelão e arquiteturas detalhadas até desenhos, bordados e esculturas em bronze. Além disso, o público terá a oportunidade de descobrir uma nova série de trabalhos revelada pela primeira vez. “Tromper l’œil” faz referência a um gênero pictórico figurativo que remonta à antiguidade e ganhou popularidade durante o Renascimento.

Redatora: Maíra Valério

Colaboradora: Manoela Ferreira, criadora do Let’s – um hub de conteúdo que expressa a paixão pela arte contemporânea. Ela promove vivências únicas, como visitas guiadas em museus, galerias e ateliês de artistas, bem como emocionantes viagens culturais e, ainda, realiza consultorias especializadas para a aquisição de obras de arte, criando projetos residenciais e também corporativos.

Formada em Administração de Empresas pela FAAP, Manoela atuou no mercado financeiro por 15 anos. Estuda e pesquisa história da arte, tendo realizado cursos em ampla diversidade temática no Brasil e exterior. Tem um interesse especial pela arte contemporânea, sendo também colecionadora. Realiza pesquisas constantes em grandes exposições como Bienal de Veneza, Documenta de Kassel, e feiras internacionais como Frieze NY, ZONA MACO (CDMX, México), entre outras.

É patrona da Pinacoteca do Estado de São Paulo e apoiadora de outros museus em São Paulo e em Nova York, como MASP e MOMA.

Instagram: @lets.in.art