Carreira
Como explorar novas oportunidades de carreira após os 50 anos?
De acordo com Mariana Machado, gestora de recursos humanos, em outros tempos as mulheres nessa faixa etária já estariam pensando na aposentadoria. Atualmente, contudo, esse público passa a buscar não só o avanço em suas próprias carreiras, mas o protagonismo em suas vidas. “Elas buscam trabalhar com propósito e proporcionar ambientes melhores para as próximas gerações”, diz a especialista.
Para quem deseja aventurar-se na carreira após os 50, Juliana Ventura, executiva de recursos humanos e sócia da Conte com as 3, considera três elementos importantes: autoconhecimento, segurança financeira e networking.
A executiva acredita que sempre é tempo de mudar, mas é preciso planejamento. “Uma nova área? Outra profissão? Empreender? Cada uma dessas possibilidades vai requerer dessa mulher um preparo diferente, desde uma capacitação até uma nova graduação ou pós-graduação”, complementa.
Para Ventura, é fundamental estar preparada para encarar o que está por vir. “Algum grau de risco sempre será assumido, mas ele precisa ser bem calculado”, comenta.
Há quem acredite que a vida começa aos 50 anos e, segundo Machado, esse período pode ser um momento de redescoberta e de protagonismo. “Permitam-se explorar novos horizontes!”, aconselha a gestora.
“Uma nova área? Outra profissão? Empreender? Cada uma dessas possibilidades vai requerer dessa mulher um preparo diferente, desde uma capacitação até uma nova graduação ou pós-graduação.”
Redatora: Layane Bittencourt
Colaboradoras:
- Mariana Machado, gestora de recursos humanos e especialista em assessoria de carreira.
https://www.instagram.com/mari.machado.rj/
https://www.linkedin.com/in/marianamachado-lmes/ - Juliana Ventura, executiva de recursos humanos e sócia da Conte com as 3.
https://www.instagram.com/julianafalves/
https://br.linkedin.com/in/julianaalvesventura