Aos 47 anos e no ar como a vilã Lola da novela Beleza Fatal (no MAX), a atriz segue exuberante como sempre e mais livre do que nunca para fazer suas próprias escolhas
Da eleição à musa do verão do Rio de Janeiro à vilã Lola de Beleza Fatal, a primeira novela do streaming MAX, já se passaram 30 anos e muita coisa mudou na vida de Camila Pitanga. Menos seu protagonismo. A atriz chama atenção por onde passa, e não apenas pela beleza. “É impossível a Camila entrar num lugar e todas as atenções não se voltarem para ela. Não é só sobre a questão física. Camila é exuberante em muitos sentidos: tem uma inteligência exuberante, uma energia exuberante...”, explica a amiga e também atriz, Taís Araujo, em entrevista para a Vogue BR.
Sua atual personagem também exala toda essa exuberância. Na trama, ambientada no fascinante mundo dos procedimentos estéticos, ela é dona de um império de beleza e, para que Lola fosse a personificação da empresa, Camila passou por efeitos de maquiagem. O resultado foi tão real que muita gente nas redes sociais jurou que a atriz teria cedido às aplicações. Camila nega e, mesmo se considerando uma defensora do livre-arbítrio, pede um olhar mais crítico quando o tema é procedimento estético.
Capa da Vogue BR deste mês de fevereiro, a estrela já está calejada com relação às cobranças de perfeição por parte da sociedade. “A cobrança da mulher pela beleza, pela jovialidade, sempre existiu. Mas as redes sociais trouxeram uma força de destruição muito pior, principalmente para as adolescentes”, comenta. “O que me dá régua e compasso é que não pautei minha vida em torno da beleza. Não brigo com isso, mas isso nunca foi minha única fonte de vida e contato com as pessoas. Não estou presa na opinião de ninguém, seja para viver meu corpo, meus afetos, minha sexualidade.”
Isso não significa, porém, que Camila não tem seus hábitos de beleza. Aos 47 anos, sua rotina de skincare inclui lavar, tonificar e hidratar o rosto com produtos da Aesop. “Gosto de produtos com cheiros e naturais”, justifica. A artista usa a linha Parsley Seed da marca (óleo de limpeza, tônico facial e hidratante). Para finalizar, ela borrifa a Água de Beleza Caudalie. A boa forma é resultado de uma alimentação equilibrada, mas nada muito restrito, e atividade física.
“Faço alimentação com produtos orgânicos, evito carne vermelha durante a semana, tomo suco verde e água morna com limão pela manhã. Comer salada, um prato cheio de cor, é o segredo. Gosto de tudo e o fato de apreciar comida saudável me favorece um pouco: ajuda a comer melhor e a emagrecer sem desespero”, detalha a atriz, que complementa sua rotina de boa forma com a prática de diversos exercícios físicos, como pedalada, corrida, agachamento e musculação.