Arte e Entretenimento

A estrela mais longeva da TV norte-americana

Mariska Hargitay é a protagonista da série Law & Order: Special Victims Unit, que estreia hoje sua 26ª temporada no Brasil. Prestes a completar 61 anos, a atriz celebra a vida, dentro e fora das telas
É praticamente impossível desassociar a atriz da personagem. Afinal, Mariska Hargitay dá vida à policial Olivia Benson, de “Law & Order: Special Victims Unit” (ou Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais), desde 1999! A série, que estreia hoje sua 26ª temporada aqui no Brasil (Universal TV), garante a ela o posto de personagem mais longeva da TV americana na atualidade. Mas Mariska quer mais. Prestes a completar 61 anos, a estrela se sente mais feliz e plena do que nunca.
21-01-25-MARIDO.jpg
“Entrar nos 60+ me trouxe paz, uma paz renovada, e me sinto absolutamente incrível e pronta. Essa coisa da idade nunca foi algo que me deixou com medo. Só fui escalada (para L&O SVU) aos 35 anos e, desde então, o show tem continuado conforme eu envelheço”,  comenta a atriz, que não pensa em deixar de ser Olivia Benson tão cedo. “Já pensei sobre encerrar minha participação na série, mas ainda não. Só para muito mais tarde”, completa.
21-01-25-pais.jpeg
Filha da bombshell Jayne Mansfield e do Mister Universo 1955, o ator húngaro Mickey Hargitay, Mariska seguiu os passos dos pais não apenas na arte como nos concursos de beleza também. Em 1982, então com 18 anos, a atriz foi eleita Miss Beverly Hills e no ano seguinte ficou com a segunda colocação no Miss California. Daí em diante, começou sua trajetória nas artes cênicas, fazendo pontas em filmes e séries e atuando em videoclipes. 

Entre 1997 e 1998, a atriz fez parte do elenco do drama médico “E.R.”. Mas foi mesmo a partir de 1999, com o lançamento de L&O SVU, que Mariska se transformou em uma estrela premiada com Emmy Awards e Globo de Ouro e viu sua vida se entrelaçar com a da personagem. Incansável no combate a crimes sexuais e empática com as vítimas, Olívia criou uma conexão tão grande com o público que transformou sua intérprete em confidente de mulheres que sobreviveram aos abusos. "Eu recebia cartas de espectadoras revelando suas histórias de abuso para mim”, conta. 
21-01-25-congresso.jpeg
Inspirada por essa troca entre personagem, intérprete e público, Mariska fundou a ONG Joyful Heart Foundation, que visa apoiar vítimas de violência sexual, de violência doméstica e de maus-tratos na infância e adolescência. A organização existe desde 2004 e já ajudou milhares de pessoas, além de denunciar o acúmulo de kits de estupro e a lentidão das autoridades para avaliá-los, impedindo a resolução de muitos casos. O tema foi retratado no documentário “I Am Evidence” produzido por Mariska e vencedor do Emmy (disponível no Max). A atuação de Mariska fora das telas também foi essencial para contribuir com a investigação de mais de 11 mil casos de estupro, no ano passado, em Detroit.

VIDA PESSOAL

21-01-25-familia.jpg
Se tornar uma ativista pelos direitos das vítimas de violência doméstica e sexual e pelo empoderamento feminino não é a única transformação que a série causou na vida pessoal de Mariska. Foi nas gravações da terceira temporada que ela conheceu seu marido, o também ator Peter Hermann, que até hoje faz participações como o advogado Trevor Langan. Os dois se casaram em 2004 e têm três filhos: August, de 18 anos; Amaya, de 13 anos; e Andrew, de 12 anos.

“Nossa família é perfeita, ao menos perfeita para mim. O que faz de mim uma mãe melhor são os meus filhos porque eles me ensinam a realmente ouvir. Meu marido é minha estrela-guia e meus filhos são meus professores. Juntos formamos essa união alegre, divertida, caótica e louca”, celebra. 

BEM-ESTAR FÍSICO E MENTAL

21-01-25-bem estar.jpg
Mesmo com uma rotina tão intensa de trabalho, compromissos sociais e pessoais, Mariska não descuida dela mesma. Seu principal segredo é estimular o cérebro com jogos mentais e aulas de idiomas. Ela fala fluentemente italiano, espanhol, francês, húngaro e, claro, inglês. Sua rotina de bem-estar também inclui exercícios físicos – esteira no inverno e natação no verão –, alimentação saudável e uma boa noite de sono. 

“O exercício é fundamental. Eu também bebo bastante água e como e durmo bem. Tento ir para cama mais cedo, mas nem sempre consigo, então, alguém me disse para me alongar antes de dormir e isso ajuda. O mesmo acontece com desligar o telefone mais cedo”, explica. Quando está estressada, Mariska faz exercícios de respiração para melhorar. Já quando está gravando, seu lanche favorito nos intervalos é salada de melancia com pepino, queijo feta, hortelã e molho cítrico. “É super hidratante e me faz sentir motivada e satisfeita”. 

Para o rosto, Mariska faz um tratamento com luz vermelha e não abre mão de bons produtos. Seus preferidos são La Mer The Eye Concentrate; Victoria Beckham by Augustinus Bader Cell Rejuvenating Power Serum; e Ogee Contour Stick. “Este último é um que mudou minha vida. Tem iluminador, contorno e blush. Você aplica no rosto, espalha e está pronta para sair. É super simples de usar”, ensina.   

O FUTURO DE MARISKA E OLÍVIA

21-01-25-museu.jpg
A atriz já disse que, mesmo com os sonhos de estrelar na Broadway e apresentar um talk show, não pretende se despedir de Olívia tão cedo. E não tem porque mesmo. A personagem continua muito relevante e cada vez mais adorada pelo público. Sua importância é tamanha que o distintivo e traje utilizados por ela num episódio da 25ª temporada, agora, fazem parte do acervo do Museu Nacional de História Americana

“Na rua, no trem, no avião – onde quer que eu vá, sinto amor”, ela conta. “As pessoas estão felizes em ver Olivia Benson e isso é uma alegria. Saber que seu trabalho está sendo recebido dessa forma e que você está trazendo felicidade, paz e segurança para as pessoas é uma sensação espetacular.”