Lugares

7 dicas de programas para comemorar o aniversário de São Paulo

A capital completa 471 anos amanhã, dia 25 de janeiro, e nada melhor que celebrar a data aproveitando o que a cidade tem de melhor!
São Paulo pode despertar sentimentos de amor ou ódio nas pessoas, mas nunca de indiferença. Com toda sua imensidão, o mundo cabe nela. E a mistura de caos, concreto, poluição, agito, arte e natureza é o que torna a cidade tão surpreendente. Até um pedaço da Mata Atlântica e cachoeira tem por aqui. 

E esta metrópole de tantas facetas completa 471 anos amanhã, dia 25 de janeiro. Para celebrar seu aniversário, nada melhor que desbravar São Paulo e aproveitar o que ela tem de melhor. O Bloom Club homenageia a aniversariante com dicas de programas tão diversos quanto suas identidades e sotaques, além de contar um pouco da história da cidade.

12 POLEGADAS

Mesmo com toda tecnologia dos dias atuais, o bom e velho disco de vinil segue com uma legião de fãs, que não abre mão do seu som mais quente e autêntico e suas capas mais elaboradas. E São Paulo, com espaços que transformam o ato de ouvir música em um ritual, é um destino imperdível para esses apaixonados. 

Localizada em Pinheiros, a Now Play Vinyl Store é mais que uma loja de discos. Além da sua ampla seleção de títulos que vão de raridades de artistas consagrados a lançamentos, o ambiente conta com um café e serviço de cerveja. Pertinho dali, na Vila Madalena, a Casa Brasilis é o lugar certo para quem busca vinis raros, reedições de clássico e edições especiais. O espaço ainda oferece workshops, exposições e eventos musicais ao vivo.

Endereço: Rua Maria Carolina, 692, Pinheiros
Terça a sexta, das 10h às 20h; sábado, das 10h às 17h | @nowplay.store
Endereço: Rua Amália de Noronha, 256, Vila Madalena
Segunda a sábado, das 11h às 19h | @casabrasilis
24-01-25-12-polegadas.jpg

MAIS QUE UM CINEMA

Os amantes da sétima arte têm um endereço especial em São Paulo: a rua Fradique Coutinho, 361. É lá que fica a Cinesala, um tradicional e charmoso cinema de rua que existe desde 1962! O espaço foi comprado em 2014 pelos sócios Raí, Paulo Velasco e Adhemar Oliveira e passou por uma reforma, mas sem perder o encanto. Outro diferencial da Cinesala é o conforto. Fora as poltronas individuais, os espectadores podem assistir aos filmes em sofás, que se assemelham a camas com lugar para duas pessoas.  

A seleção de longas é diversa, misturando títulos populares e ao mesmo tempo autorais, com sessões únicas de cada um por dia. Ou seja, cada horário apresenta um filme diferente. Desde 2018, o espaço conta com uma unidade do Barouche, que ganhou o nome de Barouche Pipoca, que oferece clássicos da coquetelaria como o Portonic (vinho do porto branco, tônica e limão), o Negroni (gin, bitter italiano e vermute tinto) e o Gin Tônica (gin, tônica e limão).

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 361, Pinheiros
De segunda a domingo, das 14h às 23h30 | @cinesala
24-01-25-cinema.jpg

UM LUGAR ÚNICO

Exótica, singular, pitoresca e surreal. A Vila Itororó era frequentemente definida por esses adjetivos na época da sua construção. Com mais de dez edificações, o conjunto arquitetônico foi idealizado por Francisco de Castro em 1922, para fins residenciais e de lazer. A Vila foi batizada em homenagem ao Riacho do Itororó, cuja água na época servia para abastecer a primeira piscina privada da cidade. Hoje, o rio é canalizado e percorre seu curso abaixo da 23 de Maio. 

Tornada patrimônio histórico e desapropriada para fins culturais a partir de 2013, a Vila Itororó se tornou Centro Cultural, com programação diversa e inclusiva. Para comemorar o aniversário da cidade, o espaço vai receber amanhã o show de Duda Brack, em formato intimista e com músicas autorais e releituras de canções de artistas como Caetano Veloso, Rita Lee e Belchior. O evento começa às 19h, no Palco Éden, com entrada gratuita e classificação livre.

Endereço: Rua Maestro Cardim 60, Centro
De terça a domingo das 10h às 19h | @vila_itororo
24-01-25-vila.jpg

UM PEDAÇO DA CHINA EM SÃO PAULO

O bairro da Liberdade é conhecido por preservar a história da imigração japonesa no Brasil e pelo legado da ocupação da população negra na região. Mas uma construção que passa quase despercebida no coração do bairro também conta um pouco da milenar cultura chinesa. O Templo Lohan é uma escola de kung-fu budista que também funciona como um espaço para quem quiser conhecer mais a fundo as tradições do país.

Da escrita à medicina, passando pela arte e religião, os visitantes são transportados para a China sem sair de São Paulo.  O Templo ainda conta um tradicional Jardim Chines, com imagem sagrada da Deusa da Misericórdia Quang Yin, Casal de Leões e Pagoda Budista, uma Mesa com Chá Chinês sempre quentinho para atender o público e uma sala com o maior arsenal de armas chinesas da América Latina.

Endereço: Rua Conselheiro Furtado, 445, Liberdade
De segunda a quinta das 15h às 20h e aos sábados, das 10h às 15 | @templolohan
24-01-25-templo_ok.jpg

SÃO PAULO 360º

Construído a partir de 1939 e inaugurado em 1947, o Edifício Altino Arantes é um dos mais simbólicos de São Paulo e ajuda a contar uma parte da história da cidade. Inspirado na arquitetura art decó da Empire State Building, em Nova York, o prédio de 35 andares e 161 metros de altura chegou a ser considerado a maior construção de concreto armado do mundo. Mas foi apenas na década de 1970 que a emblemática bandeira do estado foi colocada em seu topo. 

Conhecido em outros tempo como Edifício Banespa, no ano 2000, o prédio foi incorporado ao patrimônio do Grupo Santander, que o transformou no Farol Santander, em um centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia inaugurado em 2018.  Do alto do Mirante do Farol, localizado no topo da construção, com um raio de visão é de 360º, é possível observar a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, os prédios da Avenida Paulista e, claro, as principais construções do centro.

No subsolo, a atração é o Bar do Cofre por SubAstor. Instalado dentro de um antigo cofre de segurança restaurado, o bar traz uma atmosfera sofisticada, ideal para quem quer saborear drinques e petiscos exclusivos, em um ambiente íntimo e inusitado.

Endereço: Rua João Bricola, 24, Centro
De terça a domingo das 9h às 20h (Farol)* | @farolsantander

*Entrada para visitação, mediante a compra de ingressos, até às 19h, podendo permanecer até às 20h
Terça das 16h às 23h; quarta e quinta das 16h à 0h; sexta das 14h à 1h, sábado das 12h à 1h; domingo das 12h às 20h (Bar do Cofre) | @obardocofre
24-01-25-sp-360.jpg

APRENDIZADO LÚDICO

O feriado na companhia das crianças pode ficar ainda mais divertido e especial com uma visita ao Museu Catavento. O espaço combina aprendizado e brincadeira em um ambiente repleto de interatividade e descobertas.

Dividido em quatro seções – Universo, Vida, Engenho e Sociedade –, o museu aborda temas que vão desde astronomia e biologia até física e questões sociais. Cada área conta com exposições interativas e atividades que estimulam a curiosidade e o raciocínio, permitindo que os visitantes explorem conceitos científicos de forma lúdica e prática.

Endereço: Palácio das Indústrias, s/n, Av. Mercúrio, Parque Dom Pedro II - Brás 
De terça a domingo das 9h às 16h | @museucatavento
24-01-25-museu.jpg

NATUREZA URBANA

São Paulo vai muito além do clichê de ser uma selva de pedra. A metrópole também é verde. Só para ter uma ideia, a Serra da Cantareira é a maior floresta urbana do mundo e ocupa uma área 10 vezes maior que o centro da cidade. São quase oito mil hectares de Mata Atlântica preservada – o equivalente a oito mil campos de futebol. É lá que fica o Parque Estadual da Cantareira, com atrações como a vista panorâmica da capital, no Núcleo Pedra Grande, as belas cachoeiras, nos Núcleos Engordador e Cabuçu e as Alamedas de Samambaias, no Núcleo Águas Claras.

Do lado oposto da cidade, na zona Sul, a Cachoeira do Sagui também é um lugar super bonito e que vale a pena conhecer. Localizada dentro de uma propriedade particular, a Fazenda Maravilha, em uma área de preservação, a cachoeira é aberta ao pública e o acesso a ela é por meio de uma trilha de cerca de um quilômetro. Ao final da queda d'água, há um delicioso poço onde é possível se refrescar. 

Parque da Cantareira
Endereço: Rua do Horto, 1799, Horto Florestal
Todos os dias durante o mês de janeiro, das 8h às 17h | @parqueestadualcantareira

Cachoeira do Sagui
Endereço: Emburra do Alto, referência Borboletário de SP, Estr. da Ponte Alta, 4300, Marsilac
Todos os dias das 9h às 17h | @cachoeiradosagui_sp
24-01-25-natureza.jpg